Na campanha eleitoral para as últimas eleições Legislativas, os candidatos da CDU pelo distrito do Porto assumiram o compromisso de entrega de propostas para a resolução de 16 problemas urgentes do distrito, nos 100 primeiros dias de mandato.
Compromisso honrado, com a entrega de projectos de Lei e projectos de Resolução na Assembleia da República, estando agora a decorrer a discussão e votação de alguns destes diplomas.
É neste âmbito que hoje foram aprovados na Assembleia da República 2 Projectos de Resolução do PCP (Projecto de Resolução n.º 139/XVII/1ª Recomenda ao Governo o reforço da oferta pública de residências para estudantes no distrito do Porto e o Projecto de Resolução n.º 140/XVII/1ª Pela urgente recuperação dos edifícios escolares públicos no distrito do Porto).
As duas propostas do PCP foram aprovadas, apesar do voto contra dos deputados do PSD e do CDS.


A concretização da transferência de competências para as autarquias locais confirma, em grande medida, uma transferência de encargos e problemas que, em muitas situações, acentua desigualdades e injustiças.
No distrito do Porto há mais de 60 mil alunos no ensino superior público (Universidade do Porto e Politécnico do Porto). Estima-se que 24 mil estudantes deslocados estudem no ensino superior no distrito, mas existem apenas 1443 camas em residências públicas (1126 na Universidade do Porto e 317 no Instituto Politécnico do Porto).
Neste início de ano lectivo, o deputado do PCP à Assembleia da República, Alfredo Maia, esteve hoje em contacto com estudantes, professores e outros trabalhadores de duas escolas do Porto - a EB 1.º CEB João de Deus e a Escola Secundária Soares Reis - com quem procedeu à prestação de contas do trabalho parlamentar realizado pelo PCP na primeira sessão legislativa da XV legislatura, na área da educação.


