(por Rogério Reis)
Ruy Luís Gomes concebe a Ciência como modo de melhor entender a realidade de modo a poder transformá-la
Completam-se, no próximo dia 5 de Dezembro, 120 anos do nascimento de Ruy Luís Gomes. Pelo destacado papel e importância que teve a sua acção na nossa história do século XX, pelo carácter exemplar da sua atitude e comportamento sempre consciente do contributo que lhe era pedido para, em prol dos seus concidadãos, transformar a realidade portuguesa, importa aqui recordar os principais traços do seu percurso.
ver artigo completo no Avante!


No âmbito do cumprimento das 16 medidas que os candidatos da CDU do Distrito do Porto se comprometeram a apresentar na Assembleia da República no primeiros 100 dias de mandato,
O anúncio da Fundação de Serralves de que “os residentes em Portugal terão entrada gratuita durante todo o dia nos primeiros domingos de cada mês, alargando a gratuitidade anterior, que só acontecia durante a manhã” não é um favor e não deixa de ser uma afronta. Apesar de reconhecer a insuficiência anterior e por muito que a Fundação procure listar o que “oferece”, esta mantém a indignidade de limitar o acesso gratuito a 9 horas por mês, quando é o Estado que garante a maioria do seu financiamento - ascendeu a 6,9 milhões de euros em 2025 - e que continua a ficar de fora da sua gestão.
O Estado financia em 6,9 Milhões, os visitantes têm 3h mensais de acesso gratuito - Não pode ser!/Gestão pública e alargamento da gratuitidade da entrada em Serralves nos domingos e feriados (das 10h às 19h)" - podia ler-se na faixa que marcava, à entrada do Parque, a acção de contacto da CDU com visitantes de Serralves no passado domingo de manhã. Em dia de BioBlitz Serralves, a entrada grátis ao longo de todo o dia não afastou a oportunidade para ali se afirmar a afronta que é fazer-se desta uma excepção, exigindo que o acesso gratuito se alargue a todos os domingos e feriados.


