Uma delegação do PCP esteve esta manhã na acção de solidariedade promovida por associações de imigrantes, no Porto, que expressaram publicamente a solidariedade activa com todos os trabalhadores imigrantes que se encontram em processo de regularização ou à procura de uma inserção plena em Portugal, reclamando a regularização dos trabalhadores imigrantes em tempo justo e a valorização dos trabalhadores da AIMA.
Recorde-se que o PCP apresentou na assembleia da República, em Junho, um projecto de Lei com vista à criação de um programa de emergência para a regularização dos processos de autorização de residência pendentes na Agência para a Integração, Migrações e Asilo.
As opções do governo têm dificultado a regularização dos processos dos imigrantes, além de provocarem constrangimentos vários, tendo inclusive motivado mais recentemente uma intervenção dos deputados do PCP junto do governo sobre obstáculos que estão a ser criados no acesso dos cidadãos imigrantes a cuidados de saúde.


Realizou-se ontem mais um convivio “Crianças e Pais com direitos”, na Praceta Alvaro Cunhal, na Senhora da Hora, no concelho de Matosinhos. Numa tarde de confraternização, musica e divertimento, a intervenção política foi proferida por Alfredo Maia, deputado do PCP na Assembleia da República, que lembrou que o PCP é quem na Assembleia da Republica olha pelos interesses das crianças e dos pais. Há muito que o PCP aponta a criação das bases materiais como condição indispensável à satisfação das necessidades e à concretização dos direitos das crianças, dos pais e das famílias, incluindo os avós.
Face aos acontecimentos registados na madrugada de sábado, na cidade do Porto, em que vários imigrantes foram objecto de agressões, o Secretariado da DORP do PCP manifesta a sua solidariedade para com estas pessoas e o seu veemente repúdio e condenação, exigindo o apoio às vítimas e o célere apuramento do que aconteceu e punição dos responsáveis.
Sob o lema “crianças e pais com direitos” realizou-se esta tarde uma iniciativa de convívio na Praceta Álvaro Cunhal, na Senhora da Hora, integrando espaços de convívio, concertos e actividades para as crianças.


