A CDU/Gaia promove esta Conferência de Imprensa para publicitar as suas preocupações e posição relativamente a várias situações urgentes de grande importância para o Concelho e os Gaienses em três áreas fundamentais para a sua vida: Transportes, Educação, e Taxas e Impostos.
Transportes
Como é do conhecimento público, em resultado de mais de duas décadas de luta dos utentes e propostas do PCP e PEV, neste ano de 2019 veio finalmente a ser criado, em Abril passado, o Passe único Intermodal, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), sendo que na Área Metropolitana do Porto e por intervenção do PCP foi ainda criado o “Andante 3Z”, de três zonas contíguas, substituindo os antigos passes Z2 e Z3 com redução do respectivo preço. Na Área Metropolitana de Lisboa entrou em vigor em Abril o Passe Metropolitano gratuito para menores de 13 anos, o foi criado um desconto de 50% para maiores de 65. Desde Junho vigora também ali o “Passe Família”. Ao contrário da Área Metropolitana de Lisboa, neste momento na Área Metropolitana do Porto e no âmbito dos transportes pouco funciona a bem dos interesses das populações, seja por inoperância, seja por falta de vontade política do Conselho Metropolitano e dos Presidentes de Câmara da AMP.


A CDU convocou a presente Conferência de Imprensa com o objectivo de fazer um balanço da actual situação em Gaia e destacar as áreas que entendemos prioritárias.
No último Sábado e por iniciativa da CDU - Coligação Democrática Unitária realizou-se um Debate Público sobre “Violência Doméstica” na freguesia da Madalena, no Ideal Clube Madalenense, com a participação de Ângela Moreira, Deputada na Assembleia da República, de Márcia Oliveira, Dirigente do MDM - Movimento Democrático de Mulheres, e Mário David Soares, membro do Conselho Económico e Social da União Europeia.
No passado Sábado, dia 23, no Arquivo de Sophia de Mello Breyner, a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, realizou uma Sessão Pública sobre a Situação internacional, com a presença de Albano Nunes membro da Comissão central de controle e quadros e da secção Internacional do PCP.


