Considerando o papel de fiscalização da Assembleia Municipal de Santo Tirso, o PCP dirigiu um conjunto de perguntas à Câmara Municipal e ao seu Presidente sobre incêndio e a situação do canil.
Considerando o papel de fiscalização da Assembleia Municipal de Santo Tirso, o PCP dirigiu um conjunto de perguntas à Câmara Municipal e ao seu Presidente sobre incêndio e a situação do canil.
A situação que ocorreu põe em evidência que a protecção do bem-estar animal exige uma intervenção decidida do Estado e não a sua desresponsabilização.
Como o PCP tem proposto e defendido, conseguiram-se avanços mas ainda persistem insuficiências graves ao nível do controlo de animais errantes, campanhas de sensibilização, campanhas de esterilização, capacitação local para recolha e cuidado dos animais, ao nível dos Centros de Recolha Oficial e ao nível dos serviços veterinários municipais.
A DORP do PCP saúda a luta da população de S. Pedro da Cova e da sua Junta de Freguesia que há quase duas décadas lutam para que os resíduos perigosos depositados naquela freguesia sejam removidos e que veem agora seus esforços recompensados.
Realizou-se hoje em S. Pedro da Cova uma primeira reunião técnica entre a CCDR-N, a Ecodeal - empresa que ganhou o concurso para a remoção dos resíduos perigosos -, a Câmara Municipal de Gondomar e a Junta de Freguesia de Fânzeres e S. Pedro da Cova com vista à preparação da 2ª fase de remoção dos resíduos perigosos que estão depositados criminosamente nos terrenos do antigo complexo mineiro desta freguesia e que há quase 20 anos aguardam remoção.
O deputado comunista no Parlamento Europeu questionou por escrito à Comissão sobre que medidas estão previstas para combater os efeitos perniciosos dos actuais movimentos transfronteiriços de resíduos e a consequente criação de "países importadores de lixo", como é o caso de Portugal, designadamente com o aterro de Sobrado, em Valongo, onde o aterro recebe mais de 400 tipos de resíduos, incluindo amianto, apesar dos sucessivos protestos da população.