É sabido que toda a operação tendente à concessão do Coliseu do Porto se baseou na “incapacidade” da Associação de Amigos do Coliseu e, designadamente, dos seus Associados Estado, Município do Porto e Área Metropolitana do Porto, conseguirem garantir as verbas para pagar as obras de reabilitação do edifício, cujo valor foi publicamente apresentado como sendo de 8,5 milhões de euros.
Ler mais...
A forma negativa como a APDL desenvolveu a fase inicial do projeto, sem partilhar informação com as autarquias e com as populações, levaram a que se constituísse uma comissão de acompanhamento do projeto envolvendo a APDL, representantes das autarquias abrangidas pelo do projeto e por representantes de atividades económicas potencialmente afetadas. No entanto, esta comissão não reúne há mais de seis meses, não foram prestados mais esclarecimentos e veio a público a notícia da iminente adjudicação da obra do Quebra Mar.
Face a estes problemas, os deputados do PCP na Assembleia da República questionaram o governo.
Porto, 4 de Março de 2020
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
Nos últimos dias têm vindo a público novos elementos sobre a rede de metro, com destaque para a “celebração do protocolo relativo ao desenvolvimento dos estudos para a consolidação da Rede de Metro do Porto e desenvolvimento de sistema de metro bus na AMP”, assinado no passado dia 21 de Fevereiro.
Na verdade, mais do que um novo passo para a concretização do alargamento da rede, estamos perante um conjunto de episódios que evidenciam a falta de compromisso do Governo, as tricas entre os autarcas da região, a ausência de um poder regional capaz de reivindicar e articular importantes investimentos na região, de que são exemplo as novas linhas de metro.
Ler mais...
Na reunião de ontem do Conselho de Ministros o Governo PS veio anunciar, entre outras medidas supostamente dirigidas a “Valorizar o interior” do País, a introdução de descontos para os utilizadores das ex-SCUT onde se inclui a A28, prevendo uma possível redução do valor pago.
A medida anunciada, contendo ainda contornos por explicar, parece excluir o traçado da A4 entre Matosinhos e Maia, além de não contemplar a A29 nem a A41/A42/A43, ex-SCUT de ligação a concelhos interiores do distrito que integram a região do Tâmega e Sousa, uma das mais pobres da UE.
Ler mais...
No passado dia 21 de Fevereiro foi assinado um “protocolo para o desenvolvimento de estudos para a consolidação da Rede de Metro Ligeiro do Porto”, entre o Governo, o Conselho Metropolitano do Porto e a empresa Metro do Porto.
A Comissão Concelhia da Maia do PCP considera que aquele acto é apenas mais um episódio de propaganda política, promovido por alguns que, com objectivos político‐partidários, andam há anos a protelar decisões e enganar as populações. A expansão da rede de metro é um imperativo da região ao qual o Governo não se pode escusar, tendo em conta os compromissos assumidos desde 2008.
Ler mais...
A Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP considera inaceitáveis as notícias vindas a público:
Matosinhos não pode ficar de fora da expansão da rede do Metro!
Foi assinado na passada sexta-feira um “protocolo para o desenvolvimento de estudos para a consolidação da Rede de Metro Ligeiro do Porto”, com a participação do Governo, do Conselho Metropolitano do Porto e da empresa Metro do Porto.
Desde 2008 que o governo tem comprometido com a Área Metropolitana do Porto a expansão da rede, desde essa altura a estrutura urbana e demográfica do coração metropolitano manteve-se.
Não há razão para novos estudos. O que é necessário e urgente é que se decida, se disponibilize as verbas necessárias e se avance com a expansão.
Ler mais...
Jerónimo de Sousa participou hoje numa sessão pública, promovida pela DORP do PCP, com reformados do distrito do Porto, na qual foram abordados os principais problemas que afectam o bem estar desta camada da população, e as propostas do PCP para os ultrapassar.
Será assinado hoje um “protocolo para o desenvolvimento de estudos para a consolidação da Rede de Metro Ligeiro do Porto”, com a participação do Governo, do Conselho Metropolitano do Porto e da empresa Metro do Porto.
Este acto é apenas mais um episódio de propaganda e hipocrisia política, promovido por alguns dos que há anos andam a enganar a região.
Ler mais...