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06 dezembro 2012

A propósito do 10º aniversário do Metro do Porto

A sete de Dezembro de 2002 foi inaugurada a primeira linha do Metro do Porto, entre a Trindade e Senhor de Matosinhos. Passam amanhã 10 anos desta data, tendo hoje este projecto seis linhas que abrangem sete concelhos.
Estes 10 anos de funcionamento do Metro do Porto permitiram revolucionar a mobilidade na área metropolitana do Porto, aproximar populações, reduzir tempos de duração dos movimentos pendulares e melhorar a qualidade de vida.
Mas este é um período que fica também marcado pela incompetência e discriminação dos sucessivos governos do PS e do PSD/CDS, como comprova:
·a alteração para uma  gestão centralizada deste projecto metropolitano por parte do anterior Governo PS, com a cumplicidade de Rui Rio e dos restantes presidentes de Câmara da Região;
·o sucessivo adiamento da concretização de novas ligações há muito prometidas, sendo o exemplo mais gritante o atraso na ligação ao concelho da Trofa, que há mais de uma década foi privado de uma linha de caminho de ferro;
·o deliberado processo de subfinanciamento que os sucessivos governos promoveram, para depois entregarem a concessão da empresa a privados, promovendo um brutal endividamento junto da banca privada, ficando a dívida à responsabilidade do Estado;
·a recusa em resolver os problemas de financiamento das novas linhas e o não aproveitamento de fundos comunitários, mesmo perante as propostas apresentadas pelo Grupo Parlamentar do PCP;
·as muitas “novelas” em torno da nomeação dos conselhos de administração, onde as lutas pelos lugares são a prioridade de PS, PSD e CDS, em prejuízo do interesse da região e das populações.
Amanhã, a propósito dos 10 anos do Metro do Porto, está anunciada a vinda do Secretário de Estado dos Transportes ao Porto. Se o Governo tivesse em conta os interesses da região e do país, este governante deveria aproveitar a oportunidade para anunciar o cumprimento dos compromissos de desenvolvimento do projecto há muito prometidos e garantir que as empresas Metro do Porto e STCP não vão ser privatizadas. Tal possibilidade, contraditória com a orientação política do Governo, deve ser uma reivindicação da Junta Metropolitana, dos autarcas e das forças vivas da região.
A DORP do PCP reafirma a sua posição de defesa do desenvolvimento deste projecto, rejeitando os objectivos de privatização declarados pelo governo, pugnando por um serviço público de transportes ao serviço do povo, que promova a qualidade de vida, salvaguarde as necessidades de desenvolvimento da região e os postos de trabalho dos seus trabalhadores.
06.12.2012
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
metroA sete de Dezembro de 2002 foi inaugurada a primeira linha do Metro do Porto, entre a Trindade e Senhor de Matosinhos. Passam amanhã 10 anos desta data, tendo hoje este projecto seis linhas que abrangem sete concelhos.
Estes 10 anos de funcionamento do Metro do Porto permitiram revolucionar a mobilidade na área metropolitana do Porto, aproximar populações, reduzir tempos de duração dos movimentos pendulares e melhorar a qualidade de vida.

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05 dezembro 2012

Morreu Papiniano Carlos, o poeta que sonhou “a Terra livre e insubmissa”

papiniano_carlosPapiniano Manuel Carlos Vasconcelos Rodrigues, nasceu na antiga Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, no dia 9 de Novembro de 1918, tendo vindo com 10 anos para Portugal.
No Porto frequentou o liceu Alexandre Herculano, cursou Engenharia, Matemáticas e Físico-Quimicas, em Coimbra e no Porto.
Recusando subscrever a “declaração anti-comunista”, foi impedido de leccionar no ensino oficial. Deu explicações e foi delegado de propaganda médica.
O primeiro livro de versos foi publicado em 1942 sob o título “Esboço”, a que se seguiu “Estrada Nova” em 1946, obra visivelmente neo-realista que despertou o interesse do público e da PIDE, que a apreendeu.

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05 dezembro 2012

Questionado pelo PCP, governo confirma crescimento de cortes de fornecimento de electricidade por falta de pagamento

eletrcidadeDe Janeiro a Outubro, foi cortado fornecimento de electricidade a mais de 196 famílias e empresas, por dia no distrito do Porto

1.O crescente empobrecimento da população pode ser observado de diferentes modos, incluindo nos cortes de fornecimento de água, gás e electricidade.
Um dos exemplos significativos do agravamento da situação social na região do Porto é a resposta dada pelo gabinete do Ministro da Economia e do Emprego a um Requerimento apresentada pelo grupo parlamentar do PCP na Assembleia da Republica após um Mandato Aberto sobre questões sociais.

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  1. Intervenção de Gonçalo Oliveira no XIX Congresso do PCP
  2. Grande participação dos militantes comunistas do distrito do Porto no XIX Congresso do PCP
  3. Plenário de militantes comunistas para preparação do XIX Congresso do Partido Comunista Português

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