A situação dos transportes rodoviários na Área Metropolitana do Porto é bem reveladora do papel dos autarcas e dos órgãos metropolitanos, bem como da incapacidade política de quem os gere, continuando por resolver os problemas de fundo da mobilidade e do reforço de oferta e da qualidade de serviço, ao mesmo tempo em que prosseguem um caminho de preferência pelo negócio com privados em detrimento do operador público, a STCP.
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O investimento no Serviço Nacional de Saúde é fundamental para assegurar o funcionamento dos serviços públicos e as condições para a prestação de cuidados de saúde com qualidade, exigindo instrumentos de planeamento, identificação de prioridades, calendário, fontes de financiamento e monitorização da sua execução, para que não fique no papel e para que não seja ao acaso ou à peça, com anúncio de múltiplos programas sem conexão entre si.
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O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, esteve hoje em Matosinhos em contactos com trabalhadores da pesca, tendo reunido com o sindicato dos trabalhadores da pesca do norte.
Apesar do reinício da pesca da sardinha, persistem os problemas num sector que têm vindo a ser sacrificado pelas opções dos sucessivos governos e pelas regras da UE.
O baixo preço na lota não permite fazer face aos custos de produção, a começar pelos combustíveis.
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A DORP do PCP reuniu hoje com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos do Norte para avaliar as condições de operação da STCP na região, problemas e necessidades de serviço.
A reunião decorreu num momento em que se propagandeia uma empresa onde tudo funciona e ninguém está descontente, mas a realidade relatada pelos trabalhadores é bem distinta e desmente a propaganda e, particularmente, as declarações públicas do presidente da Câmara Municipal do Porto, município maioritário desta empresa intermunicipal.
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A degradação do serviço postal tem-se acentuado ao longo dos últimos anos, com o encerramento de serviços, despedimento de trabalhadores e incumprimento de prazos.
Recentemente, o governo PS promoveu uma alteração à Lei postal para beneficiar o concessionário privado (Grupo Champalimaud) a quem prolongou a concessão até 2028, reduzindo os poderes de fiscalização da ANACOM e permitindo uma maior degradação da qualidade do serviço e um agravamento ainda mais significativo de preços.
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Uma delegação da DORP do PCP reuniu hoje com a direcção da Administração Regional de Saúde do Norte tendo como preocupação principal conhecer a capacidade de resposta do Cuidados de Saúde Primários na região e, em particular, a recuperação após o período epidemiológico que o país atravessou nos últimos dois anos.
Considerando positiva a informação de que o funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários está ao nível pré-epidemia, não podemos deixar de ter em conta que durante quase dois anos não se realizaram rastreios oncológicos, à diabetes ou o rastreio visual infantil. Situações não recuperáveis, mas que exigem da parte do Serviço Nacional de saúde uma muito maior atenção ao acompanhamento dos utentes e esforço em perceber problemas decorrentes da ausência de rastreio no período da epidemia.
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O encerramento da refinaria da Galp em Matosinhos confirma-se como um crime económico e social, com profundos prejuízos para a região e para o país, em mais um passo de destruição da capacidade produtiva no distrito, na região Norte e no país.
O anúncio recente de que a refinaria de Lítio não será na região, confirma que da parte da administração da Galp, do Governo e da Câmara Municipal de Matosinhos nunca houve uma real intenção de assegurar a manutenção de uma unidade produtiva nos terrenos de Leça da Palmeira. O que prevaleceu foi a intenção de dar a mão aos grupos económicos que beneficiaram de centenas de milhões com este encerramento, com o governo a abdicar da sua posição accionista na estrutura da Galp.
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