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03 novembro 2014

Visita ao Parlamento Europeu de uma delegação empenhada em questões sociais e luta pela erradicação da pobreza

20141103_peUm grupo de mais de 50 pessoas de organizações e movimentos sociais, incluindo dirigentes e técnicos de IPSS, Sindicatos e do Movimento de Luta Pela Erradicação da Pobreza, partiu hoje – 3/11/2014 – do Porto para Bruxelas onde visitará o Parlamento Europeu e, no dia 5 de Novembro, terá encontros com Deputados, com a Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu e com técnicos da Comissão Europeia.
Esta visita faz-se a convite da deputada comunista no Parlamento Europeu, Inês Zuber, membro da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu e vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade de Género. O  grupo de visitantes terá também uma reunião de trabalho com a deputada Inês Zuber e um jantar de convívio oferecido pelos deputados comunistas em Bruxelas.

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31 outubro 2014

Um passo em frente, dez passos atrás: O governo PSD/CDS em guerra com a arquitectura

20141031_arquitectosA Direcção do Sector Intelectual do Porto do PCP e os Arquitectos do mesmo sector manifestam a sua clara oposição às propostas de lei nº226/XII e 227/XII do Governo PSD/CDS-PP que revêm o Decreto-Lei 31/2009.
Neste sentido, subscrevem e veiculam a seguinte tomada de posição dos Arquitectos do Sector Intelectual de Lisboa, com a qual declaram total concordância e apoio.
ver comunicado

31 outubro 2014

Sobre as alteração introduzidas pelo Governo ao Caderno de Encargos para a Subconcessão da STCP e Metro do Porto

20140822_stcpMais dinheiro para os privados. Pior serviço para os utentes. Menores garantias para os trabalhadores.
A revisão do Caderno de Encargos para a Subconcessão da STCP e Metro do Porto e o consequente adiamento da data para a apresentação de propostas, serviram para que o Governo fizesse o “frete” aos privados e à sua gula insaciável. Em suma, as alterações mais significativas representam: mais dinheiro, mais tempo de contrato e menos regras para os privados
No caso dos STCP, a percentagem das receitas que estes passam a poder reclamar passa dos 23,8% para os 30%, o que representa, aproximadamente, mais 3 milhões de euros/ano, podendo esta verba ser ainda maior caso a receita do subconcessionário não for a estimada. O prazo da subconcessão é alargado por mais 2 anos. É facilitada a contratação de serviços pelo subconcessionário a outras empresas. Desaparecem imposições relativamente à frota de autocarros (abrindo caminho à utilização de autocarros sem piso rebaixado, mais antigos e poluentes). É eliminada a necessidade de obter autorização da STCP para que o subconcessionário possa utilizar o património colocado à sua disposição noutros “serviços” do seu exclusivo interesse. A cláusula “cheque em branco” é reforçada, abrindo caminho ao “ajuste directo” entre as partes, a pretexto de uma eventual «reposição do equilíbrio financeiro do contrato».
Basta atentar nestas alterações para que fique ainda mais claro, que ao contrário do que o Governo afirma, com a subconcessão nem as populações vão ficar mais bem servidas, nem o problema financeiro destas empresas vai ficar resolvido.

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  1. Deputados do PCP questionam governo sobre adiamento de cirurgias no IPO por falta de camas
  2. Câmara Municipal de Matosinhos vota hoje as Grandes Opções do Plano
  3. Projecto de Resolução Política à 11ª AORP

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