Ao tomar conhecimento da aprovação de um Regulamento interno do IPO que contemplava revistas pessoais a visitantes, utentes e trabalhadores daquela instituição - que a própria administração reconheceu publicamente - o Grupo Parlamentar do PCP questionou o governo sobre o conhecimento que tinha desse referido regulamento e quais as medidas que estaria a tomar para garantir que não são violados os direitos dos trabalhadores, dos utentes e dos visitantes. Os deputados comunistas alertaram ainda que estas revistas estavam a ser feitas por elementos de empresas de segurança privada, em clara violação da Lei.
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A CDU hoje apresentará na reunião da Câmara do Porto a proposta de resolução com o título "Sobre a privatização da TAP e a eliminação de voos a partir Porto".
A proposta será apreciada no âmbito de um ponto da ordem de trabalhos agendado especificamente para debate da situação da TAP.
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A anunciada vontade do governo PS e várias autarquias do distrito de “municipalizar” a STCP representaria, a consumar-se, uma antecâmara da privatização que foi tentada mas que a luta dos trabalhadores, dos utentes e das populações derrotou.
Na verdade, as autarquias que se dizem disponíveis para assumir a gestão da STCP, para além de estarem na maioria dos casos profundamente endividadas, optaram por privatizar praticamente tudo o que podiam ao longo dos últimos anos.
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No preâmbulo deste projecto de resolução pode ler-se que “há 14 anos a população da Trofa ficou sem o comboio e com a promessa (nunca cumprida) de, no seu lugar, ser garantida a mobilidade com o alargamento da linha do Metro do Porto”.
Catorze anos depois, a ligação do Metro para a Trofa foi sofrendo sucessivos adiamentos, sendo recorrentemente utilizada pelos Partidos responsáveis por este inaceitável atraso (PS, PSD e CDS) como argumento eleitoral, prometendo o que meses depois negavam quando chegavam ao poder.
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O PCP, depois de reunir com a comissão de trabalhadores da EMEF, ProMetro e o sindicato nacional dos trabalhadores do setor ferroviário, alerta para os graves problemas que se verificam na manutenção ferroviária nomeadamente das composições da Metro do Porto.
Das reuniões, em que participaram o Deputado do PCP Jorge Machado e vários dirigentes da Direção Regional do Porto do PCP, resulta que os trabalhadores da EMEF não têm as condições necessárias para proceder à manutenção das composições da Metro do Porto o que já provoca constrangimentos e pode bloquear o acesso ao Metro por parte dos utentes.
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A CDU – Coligação Democrática Unitária denunciou aquando do anúncio público da celebração do designado “Acordo Porto” em Julho de 2015 entre o então Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho e o Presidente da Câmara do Porto Rui Moreira um conjunto que questões que considerava negativas.
Agora, o Tribunal de Contas rejeitou um dos seus aspectos essenciais, a transferência nos termos propostos da SRU-Porto Vivo para propriedade integral da autarquia, transformando a SRU numa empresa municipal.
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Os mais recentes desenvolvimentos em torno da TAP, designadamente os que se referem à anunciada decisão de cancelamento de ligações entre o Porto e outras cidades europeias, são apenas mais um grave exemplo das consequências da decisão de privatizar a TAP que o governo PSD/CDS tomou de forma ilegal.
O anúncio do cancelamento de voos confirma o rumo de destruição da TAP que já havia sido indiciado com o negócio de transferência de aviões Airbus da TAP para a Azul - propriedade de um dos elementos do consórcio - e com o empréstimo de 400 milhões de euros que a TAP contraiu para aquisição de aviões que a Azul tinha parados.
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O PCP iniciou hoje a campanha nacional sob o lema “MAIS DIREITOS, MAIS FUTURO. Não à precariedade”.
Uma campanha cujo conteúdo se irá centrar no conjunto dos ataques aos direitos de que os trabalhadores são alvo, procurando dar destaque particular ao flagelo da precariedade dos vínculos, suas razões, consequências e acima de tudo procura dar destaque à resistência, às vitorias alcançadas e às propostas do PCP para a sua resolução.
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