Perante a passividade e subserviência inaceitável do Presidente da CCDRN, que continua a manter uma postura de cumplicidade com as políticas centralistas do Governo PS, de desinvestimento na Região e de progressivo afastamento dos índices de desenvolvimento da UE.
A DORP do PCP continua a defender a construção do transporte ferroviário de velocidade elevada, como um dos elementos estruturais de desenvolvimento da Região. Um transporte que possa ser construído e mantido com recurso a tecnologia e produção nacional, vocacionado para o trânsito de mercadorias, e articulado com o Aeroporto e o Porto de Leixões, potenciando factores únicos de afirmação desta Região no Noroeste Peninsular.
O distrito do Porto vive uma acentuada crise económica e social resultado das opções políticas dos últimos governos, agravada mais recentemente pela crise capitalista internacional.
A nossa região está mais pobre e, em lugar da prometida convergência, o nível de vida do Povo está cada vez mais longe da média europeia, o que explica o regresso da emigração, particularmente entre a Juventude.
O agravamento da situação económica e social do país é particularmente sentido região do Porto.
As consequências da política de direita no distrito são evidentes e marcam de forma acentuada a região e o dia-a-dia da sua população, destacando-se a destruição da indústria; o desemprego de 14%, atingindo mais de 124 mil trabalhadores; os baixos salários, com 200 mil trabalhadores com salários abaixo dos 600€; o aumento da precariedade, atingindo cerca de 25% dos trabalhadores por conta de outrem; a quebra de investimento público e consequente abandono ou interrupção de projectos importantes como as plataformas logísticas; o encerramento de serviços públicos entre tantos outros exemplos.