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26 fevereiro 2013

DORP do PCP reúne com a Administração da Metro do Porto

Na passada segunda-feira, uma delegação da DORP do PCP composta por Jorge Sarabando, José Pedro Rodrigues e Cláudia Santos, acompanhada ainda por Joaquim Barbosa, membro da Comissão Concelhia de Gondomar, reuniu com a Administração da Metro do Porto.
Nessa reunião a Administração reafirmou a sua intenção de prosseguir com o Plano Estratégico de Transportes - documento da tutela do Governo que prevê a privatização, fusão e a subconcessão da empresa.  Este plano já está em marcha, contemplando despedimentos, a fusão com a STCP e posterior concessão da rede aos operadores privados, sendo que em 2014 será realizado o concurso internacional. A delegação do PCP pode comprovar que tais medidas correspondem, na prática, a vender o activo da empresa, ficando para o Estado o passivo da mesma.
Quanto ao passivo da empresa foi dito à delegação do PCP que o financiamento previsto contemplava em parte financiamento estatal, parte da banca e por último fundos europeus, sendo que o que acabou por acontecer é que dada a ausência de financiamento pelo Estado, a empresa endividou-se através de financiamento bancário a que acresce uma elevada carga de juros.
Quanto ao alargamento da rede e seu funcionamento, a Administração informou que estava suspenso o seu alargamento (Trofa e Gondomar) apesar da rede ainda não ser eficiente e dos interfaces não serem os desejáveis.
Quanto ao elevado valor dos tarifários e o seu aumento, é utilizado o argumento da eficiência e racionalidade como justificação.
A DORP do PCP reafirmou a sua posição de defesa da expansão das linhas do Metro, rejeitando os objectivos de privatização declarados pelo governo, pugnando por um serviço público de transportes ao serviço do povo, que promova a qualidade de vida, salvaguarde as necessidades de desenvolvimento da região e os postos de trabalho dos seus trabalhadores.
metroNa passada segunda-feira, uma delegação da DORP do PCP composta por Jorge Sarabando, José Pedro Rodrigues e Cláudia Santos, acompanhada ainda por Joaquim Barbosa, membro da Comissão Concelhia de Gondomar, reuniu com a Administração da Metro do Porto.
Nessa reunião a Administração reafirmou a sua intenção de prosseguir com o Plano Estratégico de Transportes - documento da tutela do Governo que prevê a privatização, fusão e a subconcessão da empresa.  Este plano já está em marcha, contemplando despedimentos, a fusão com a STCP e posterior concessão da rede aos operadores privados, sendo que em 2014 será realizado o concurso internacional. A delegação do PCP pode comprovar que tais medidas correspondem, na prática, a vender o activo da empresa, ficando para o Estado o passivo da mesma.

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25 fevereiro 2013

Por uma política Patriótica e de esquerda - Soberania Alimentar e Segurança Alimentar

Inseridas na sua Campanha “Por uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda”, o PCP
organiza uma série de iniciativas demonstrando com exemplos que as alternativas existem e que
só uma política, patriótica, no sentido da defesa dos interesses nacionais e da preservação da
autonomia do país e dos portugueses, e de Esquerda, no sentido da garantia de uma justa
repartição da riqueza produzida no país, poderão tirar Portugal da grave situação económica,
financeira e social em que se encontra.
Realizámos hoje duas visitas no distrito do Porto à empresa RAR Açúcar e à Comissão de
Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
A produção de açúcar é, em Portugal, dependente na quase totalidade de cana-de-açúcar. No
passado recente esteve instalado em Portugal uma capacidade de produção de beterraba que
permitia produzir parte da matéria-prima para produção de açúcar. Depois de décadas em que o
País não produziu beterraba para não se pôr em causa os interesses dos que exploravam a
produção colonial de cana, e após a conquista em 1995 do direito a produzir e transformar a
beterraba, a União Europeia, com a cumplicidade do Governo PS/Sócrates/Jaime Silva, impôs a
redução da quota de beterraba a Portugal. Em consequência, a única unidade em Portugal que a
transformava, a DAI em Coruche, teve se reconverter com recurso a fundos comunitários, para a
transformação de cana. É consequência também dessa reforma de 2006 da OCM do açúcar -
sob a pressão dos produtores de beterraba da Alemanha e França - a insuficiência de matériaprima
para as três refinadoras portuguesas, o que implica que estas estejam a produzir abaixo
da capacidade instalada (cerca de 50%), pondo assim em risco a sua própria viabilidade futura.
É um bom exemplo de como o interesse nacional sucumbe, recorrentemente, aos interesses dos
países mais ricos da Europa e de como os governantes, dos partidos que têm governado
Portugal, são incapazes de defender o interesse nacional.
O país nunca poderá ser autossuficiente em termos alimentares, uma vez que nunca poderá
produzir toda a gama de produtos alimentares consumidos, mas existe muito espaço para o
equilíbrio da balança agroalimentar, que mantém um défice que não baixa dos 3 500 milhões de
euros anuais.
O setor vitivinícola, com as vinhas a ocupar cerca de 240 mil hectares, tem tido grandes
progressos em qualidade de produto e na presença no mercado externo. Mas a situação do
mercado vinícola na União Europeia, agravado com a Reforma da Organização Comum do
Mercado dos Vinhos concretizado em 2007 (Presidência portuguesa da União Europeia sob o
Governo PS/Sócrates/Jaime Silva) não torna fácil a vida dos produtores nacionais. Acresce que
o conjunto de acordos de comércio que estão em cima da mesa, um concretizado (Marrocos)
outro em desenvolvimento (MERCOSUL), significa a entrada na União Europeia, de
concorrentes em condições desiguais de concorrência.
Mas o setor atravessa neste momento outra séria ameaça e esta com responsabilidade do
Estado português. A flavescência dourada expandiu-se a grande velocidade na Região
Demarcada dos Vinhos Verdes (e já chegou a outras regiões vitícolas, Bairrada e Douro) e pode
provocar danos de grande dimensão.
O governo português tem tido uma atuação negligente em matéria de sanidade no setor agrícola.
A sanidade animal está em causa por dívidas do Estado às Organizações de Produtores
Pecuários. Tal significa que o Ministério da Agricultura não entregou às Organizações de
Produtores cerca de 12 milhões de euros pela realização de tarefas que incumbiam ao Estado
em 2012.
Na sanidade vegetal, não é possível conhecer as verbas disponíveis em Orçamento de Estado
para o ano de 2013 e nem a pergunta direta à Ministra da Agricultura permitiu esclarecer esta
dúvida. A gravidade do problema, para além da vinha, estende-se ao kiwi (Pseudomona) e às
macieiras e pereiras (Fogo Bacteriano). Ao conjunto de problemas e à pouca clareza quanto aos
valores disponíveis para a sanidade vegetal, soma-se o desinvestimento nos laboratórios de
Estado o que coloca fortes entraves à capacidade de monotorização, acompanhamento e
investigação destes graves problemas.
Esta realidade verificada nos aspetos sanitários é neste momento muito atual, com todo o
escândalo europeu em torno da utilização de carne equina. Um processo onde os procedimentos
de fiscalização falharam por toda a Europa. A existência de uma fraude económica, onde
literalmente se vendeu “gato por lebre”, vendendo preço da carne bovina, outra de menor valor.
Esta substituição levanta legitimamente a dúvida quanto à relação entre a rotulagem e o
conteúdo efetivo dos produtos alimentares, numa demonstração clara de que a liberalização dos
mercados e a autorregulação não dão as garantias de qualidade nem promovem a salvaguarda
económica de produtores e consumidores. O PCP exigirá, na Assembleia da República, a
marcação urgente da audição com o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação
Agroalimentar, já aprovada sobre sanidade animal a requerimento do PCP. Mas o seu âmbito
tem de ser alargado ao problema da segurança alimentar e da presença da carne de cavalo em
diversos alimentos pré-preparados e congelados. É patente a contradição entre as afirmações do
MAMAOT ao Jornal de Notícias de 14 de Fevereiro “não foi detectada até ao momento em
Portugal nenhuma situação semelhante ao observado em outros países” e as declarações
públicas do ex-responsável máximo da ASAE no passado sábado, dia 23 de Fevereiro, de que
pelo menos um caso já tinha sido detectado pela ASAE no ano que findou. No mesmo
esclarecimento ao JN, o MAMAOT garantiu igualmente que entre 22 e 24 de Janeiro, a ASAE
fiscalizou 53 estabelecimentos e “não foram detectadas irregularidades” semelhantes às de
outros países. Na 4ª feira, 15 de Fevereiro, o Sistema Comunitário de Alerta Rápido para a
Alimentação, informava que lasanha de carne de vaca contendo carne de cavalo proveniente de
França (processada no Luxemburgo com carne da Roménia), sob suspeita de fraude e
problemas para a saúde pública, tinha sido distribuída em 9 países, um dos quais era Portugal! E
na quinta-feira, 21 de Fevereiro, finalmente, a ASAE emitia um comunicado sobre aquela
lasanha, anunciando a apreensão de mais de 12 mil embalagens, a que se seguiram outras
operações. Entretanto a “Nestlé já havia suspendido a distribuição em Portugal, de uma lasanha
à bolonhesa, depois de ter detectado carne de cavalo no produto, que era apenas vendido no
sector da hotelaria” (Expresso, 23 de Fevereiro), a a DECO, por sua vez, divulgou um estudo dia
21 de Fevereiro sobre 24 talhos de Lisboa e Porto, onde denuncia a existência de venda de
carne de vaca picada com a presença de aditivos conservantes (sulfitos) e contaminada com
agentes patogénicos.
Toda esta situação precisa do urgente esclarecimento do Governo!
Porto, 25 de fevereiro de 2013
20130225_rarInseridas na sua Campanha “Por uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda”, o PCP organiza uma série de iniciativas demonstrando com exemplos que as alternativas existem e que só uma política, patriótica, no sentido da defesa dos interesses nacionais e da preservação da autonomia do país e dos portugueses, e de Esquerda, no sentido da garantia de uma justa repartição da riqueza produzida no país, poderão tirar Portugal da grave situação económica, financeira e social em que se encontra.
Realizámos hoje duas visitas no distrito do Porto à empresa RAR Açúcar e à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

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25 fevereiro 2013

CDU faz balanço de 40 meses de gestão PS em matosinhos - desclabro social e económico do concelho sem resposta da Cãmara Municipal, além da propaganda pré-eleitoral

Em conferência de imprensa, a CDU criticou a «ausência de uma estratégia politica de desenvolvimento económico em Matosinhos, que mesmo usufruindo de localização e infra-estruturas privilegiadas, como as vias rápidas de comunicação, o porto de Leixões ou o aeroporto do Porto, que se reflecte nos dramáticos números do desemprego e desindustrialização no concelho». «Do início deste mandato, em Janeiro de 2010, até Janeiro de 2013 o número de inscritos no centro de emprego, em Matosinhos, aumentou 43%, um valor muito superior ao nacional (28%)», denunciou José Pedro Rodrigues, membro da CDU na Assembleia Municipal, acrescentando que o problema se agrava no que respeita ao desemprego jovem, que em Matosinhos, entre 2010 e 2013 «aumentou 56%, enquanto no País o aumento foi de 26%».
A CDU acusou ainda o executivo do PS de «completo alinhamento com os sucessivos governos PS e PSD/CDS com o que de pior as suas políticas significaram para Matosinhos, como a introdução de portagens nas SCUT e a constituição dos «mega-agrupamentos escolares, que se estão a transformar em “unidades fabris” de educação a martelo, com vários milhares de alunos cada e com naturais dificuldades pedagógicas»
Por último, o eleito da CDU na Assembleia Municipal de Matosinhos criticou ainda a falta de poder reivindicativo da Câmara perante o poder central que se reflecte na eternização de problemas e de promessas por cumprir em Matosinhos: o Portinho de Angeiras que continua sem sair do papel; o segundo maior interface do Metro do Porto, na Senhora da Hora, que continua a funcionar em condições indignas, sem casas de banho ou coberturas suficientes para a frequência de utilização; a ligação dedicada da A28 ao Hospital Pedro Hispano para trânsito hospitalar que continua por construir.
Uma última nota para a ligação ferroviária entre Contumil e Leixões a passageiros. Foi inaugurada com grande pompa por Guilherme Pinto e Ana Paula Vitorino, precisamente no ano das anteriores eleições autárquicas e encerrada um ano depois com a desculpa que não tinha passageiros suficientes e sem que sequer se tivessem construído as estações que alimentariam a linha, ou sequer a ligação com o Metro do Porto.
Sobre todas estas questões a CDU interveio na Assembleia Municipal de Matosinhos, nas freguesias e apoiando as movimentações populares de resistência contra as portagens nas SCUT, pela defesa dos transportes públicos e, mais recentemente, contra a destruição das freguesias no concelho de Matosinhos.
O eleito da CDU afirmou ainda que «Matosinhos precisa urgentemente de um projecto de desenvolvimento coerente e para todo o seu espaço territorial que aproveite as suas reais potencialidades e vantagens pondo fim às decisões políticas casuísticas», concluindo que «muito tempo já foi desperdiçado em guerras e alianças que só prejudicaram o concelho e a sua população, com graves consequências na situação económica e social do concelho, e deixando a garantia que a CDU tudo continuará a fazer para que esta situação se inverta».
CDU/ Matosinhos
camara_matosinhosEm conferência de imprensa, a CDU criticou a «ausência de uma estratégia politica de desenvolvimento económico em Matosinhos, que mesmo usufruindo de localização e infra-estruturas privilegiadas, como as vias rápidas de comunicação, o porto de Leixões ou o aeroporto do Porto, que se reflecte nos dramáticos números do desemprego e desindustrialização no concelho».
«Do início deste mandato, em Janeiro de 2010, até Janeiro de 2013 o número de inscritos no centro de emprego, em Matosinhos, aumentou 43%, um valor muito superior ao nacional (28%)», denunciou José Pedro Rodrigues, membro da CDU na Assembleia Municipal, acrescentando que o problema se agrava no que respeita ao desemprego jovem, que em Matosinhos, entre 2010 e 2013 «aumentou 56%, enquanto no País o aumento foi de 26%».

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  1. Trabalhadores da SUCH em luta!
  2. Audição Parlamentar a grupos de teatro do Porto
  3. Centenas de trabalhadores ferroviários em dia de resistência e luto

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