Intervenção de Maria João Antunes, no comício do 90º aniversário do PCP

Camaradas e Amigos,
em nome da Direcção Nacional da JCP, saudar este grandioso comício, demonstrativo do espírito que nos caracteriza de grande combatividade e alegria, de presença constante e crescente da juventude.

Combatividade que nos vem da certeza de que com a luta é possível transformar a sociedade, certeza confirmada na prática pelos 90 anos do nosso partido que hoje comemoramos.
São 90 anos comemorados com a alegria de quem sabe que este é o partido mais antigo mas ao mesmo tempo o mais jovem, mais jovem nas suas propostas, mais jovem na sua ideologia, mais jovem porque é o que tem um maior património de conhecimento e ligação ás aspirações e anseios da juventude, este é o nosso partido! É justo e pertinente relembrar as palavras de Álvaro Cunhal quando dizia no livro o Partido com Paredes de Vidro que “a alegria de viver e de lutar vem-nos da profunda convicção de que é justa, empolgante e invencível a causa por que lutamos.”

No momento em que comemoramos 90 anos de existência é obrigatório falar do presente que temos, das tarefas que se nos colocam no plano do reforço do nosso colectivo, no seu rejuvenescimento, tarefas para as quais a JCP contribui orgulhosamente, agitando e dirigindo as massas juvenis nas ruas pelo trabalho com direitos, pela educação pública, gratuita, democrática e de qualidade, pelo desporto e cultura para todos, pelo direito à habitação e ao ambiente e qualidade de vida, assumindo com os pés assentes na terra o seu papel como a organização revolucionária da juventude portuguesa, afirmando sempre com mais força o ideal comunista.

Foi assim no ano passado na realização do 9º congresso da JCP, em que contactamos com milhares e milhares de jovens nas escolas e nas empresas levando-lhes o projecto do PCP e construindo o congresso ao mesmo tempo que contribuíamos para a luta, porque a juventude não representa apenas o futuro, somos já o presente.

É assim também nos dias de hoje, os estudantes saem à rua para exigir os seus direitos e se manifestarem contra a destruição da educação publica, foi assim no passado dia 24 de Fevereiro em que estudantes de mais de 60 escolas por todo o País realizaram acções de luta concretas, foi assim no que diz respeito aos estudantes do ensino profissional com a entrega de mais de mil assinaturas contra a falta de apoios a esta vertente de ensino e contra a utilização dos estagiários numa perspectiva de mão de obra barata, aqui no porto foram dezenas de estudantes da Academia Contemporânea de Espectáculo frente á DREN exigirem a restituição dos seus subsídios de alimentação e transporte que daqui queremos saudar.

Camaradas a luta é para continuar e já no dia 24 de Março os estudantes do ensino secundário e do ensino superior estarão na rua contra as politicas que tem afastado milhares de estudantes prematuramente da escola, das politicas que consecutivamente afastam os filhos dos trabalhadores da educação.

Também nos dias 19 de Março e 1 de Abril estaremos em luta nas manifestações convocadas pela CGTP-IN com um grande contributo da Interjovem contra a precariedade, contra o desemprego, pelo aumento real dos salários, contra os PEC´S, contra os cortes nas prestações sociais.

Camaradas o capitalismo atravessa a sua maior crise, agudizando-se a luta de classes, tornando-se mais forte a exploração assim como os instrumentos de silenciamento, pressão e chantagem sobre os trabalhadores e o povo, mas nem assim a luta recua ou diminui a sua expressão, são cada vez mais aqueles que lutam.

O momento que vivemos, com o mais feroz ataque aos trabalhadores e ao povo português com o maior roubo continuado às conquistas sociais pelas quais muitos deram a vida exige de todos nós uma resistência coesa, forte e obstinada, exige que cumpramos a nossa tarefa essencial de agitadores, exige que todos os dias às portas das empresas, das escolas, nas ruas organizemos a luta, exige também que não esqueçamos a tarefa essencial de reforçar o nosso partido.

Não é fácil o combate que temos de travar mas sabemos que não existe alternativa, para nós comunistas a única alternativa é lutar e sabemos tão bem com 1 mais 1 serem 2 que só com a luta podemos derrotar as politicas de direita que todos os dias nos são impingidas e transformar a sociedade.

No que toca à JCP, estamos comprometidos a prosseguir a luta e orgulhamo-nos de pertencer a este grande colectivo partidário porque todos os dias sonhamos e o sonho tem partido.

VIVA A JCP!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS!