Uma delegação da DORP do PCP esteve esta tarde reunida com a administração da TMP – Transportes Metropolitanos do Porto para avaliar questões relacionadas com os transportes públicos e a melhoria da resposta às populações.
A reunião confirmou que a criação desta empresa não trouxe consigo a resolução dos muitos problemas relacionados com a operação da UNIR. Como o PCP teve oportunidade de reiterar nesta reunião, os aspectos de impreparação e incompetência que marcaram a acção da Área Metropolitana do Porto (AMP) no processo mantêm-se agora com a acção da TMP, continuando por cumprir horários e carreiras, continuando sem existir uma forma de fiscalizar e continuando também em falta informação dos horários aos utentes. O PCP considera que não há razões para que continuem estas falhas e reclama medidas urgentes para garantir o cumprimento de horários e carreiras e o respeito pelos utentes.
No que diz respeito ao transporte rodoviário na AMP, a vida comprova a justeza da proposta do PCP para que seja a STCP seja o operador interno da Área Metropolitana. Nesse sentido, o PCP defende que se prepara a STCP, designadamente na planificação do reforço de frota, para que, após a concessão da rede UNIR em curso, possa assumir plenamente a operação nos concelhos onde já hoje opera (Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo).
A intermodalidade e o avanço que significa o Andante como título único para todos os meios de transporte deve ser acautelado para o futuro enquanto contributo para que mais utentes passem a usar o transporte público. Mas no que diz respeito às responsabilidades da TMP e da AMP há mais a fazer, tendo o PCP proposto que os passes Andante não sejam aumentados no próximo ano, assim como o alargamento dos pontos de venda Andante, que actualmente só existem em 7 dos 17 concelhos da Área Metropolitana.
Por fim, o PCP abordou a questão da ligação fluvial Porto/Gaia, que se confirmou ter procura que justifica a sua manutenção, razão pela qual o PCP considera errada a suspensão da ligação fluvial, instando a TMP a tomar medidas para o seu rápido restabelecimento, enquanto prepara condições para uma solução duradoura a assumir pela STCP.
30/10/2025
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP






