Uma delegação da CDU, que integrava os Eleitos municipais da CDU, Jorge Sarabando e Paula Batista e o eleito na Assembleia de freguesia de Canidelo Hermínio Ribeiro visitou, Sexta-feira (dia 9), a convite dos moradores, a zona poente da ETAR da Madalena.A delegação pôde verificar no local as deficiências do sistema de saneamento, onde em época de chuvas os colectores frequentemente rebentam, deixando as águas sujas correr a céu aberto que depois criam lamas imundas.
O resultado são cheiros fétidos e vagas de insectos, ratos e outros animais perigosos que fazem da vida das populações um calvário.
A cresce ainda, que a Ribeira de Canidelo sofre frequentemente descargas de detritos que a poluem.
Recorde-se que os moradores da Travessa do Agro tiveram que comparticipar com 50 contos (moeda da época) para terem saneamento.
Por outro lado, toda a encosta da ETAR da Madalena carece de limpeza de forma a minorar os problemas existentes.
A CDU pode ainda constatar que alguns moradores tentam vender os seus terrenos e existem habitações abandonadas por ninguém querer morar em tal local.
Ficou claro que esta grave situação constitui não apenas um problema ambiental mas também de saúde pública.
Por isso, a CDU, que já levou o problema à Assembleia de Freguesia de Canidelo, apresentará um requerimento à Câmara Municipal, bem como procurará continuar a denunciar este problema até à sua resolução.
Vila Nova de Gaia, 12 de Julho de 2010






