O PCP entregou hoje na Assembleia da República um projecto de resolução de recomenda ao
Governo a electrificação do troço entre Caíde e Marco de Canavezes, na linha ferroviária
do Douro.
ver projecto de resolução
O PCP entregou hoje na Assembleia da República um projecto de resolução de recomenda ao Governo a electrificação do troço entre Caíde e Marco de Canavezes, na linha ferroviáriado Douro. ver projecto de resolução
Enganam a população da Trofa e desprezam a região.
No passado dia 20 de Abril, a Assembleia da República aprovou um Projecto de Resolução do PCP que recolocava a ligação do Metro à Trofa na 2ª fase do projecto, devolvendo-lhe a prioridade que nunca deveria ter deixado de ter.
Esta proposta foi aprovada no dia em que a Assembleia da República discutiu uma petição popular, com mais de oito mil subscritores, que exigia a concretização desta obra e, perante mais de 150 trofenses que assistiram à discussão, os deputados do PSD e do CDS não tiveram coragem de votar contra esta proposta.
Agora, após a aprovação do Projecto de Resolução do PCP que exigia que “a construção do prolongamento entre o ISMAI e a cidade da Trofa volte a integrar a segunda fase da rede do metro do Porto”, o PSD e o CDS apresentaram uma proposta que, a ser aprovada, põe em causa a decisão da Assembleia da República de 20 de Abril e a própria ligação do Metro à Trofa.
Na verdade, o PSD e o CDS não assumem o compromisso de construir a ligação do Metro à Trofa. Fazem depender essa ligação da “análise do projecto”, da “reavaliação do projecto em questão, nomeadamente verificando as condições para potenciar os rácios de custo-benefício deste investimento”.
Esta proposta dos partidos que suportam o Governo visa iludir a população e impedir a concretização desta ligação. A referida linha já foi alvo de muitos estudos e análises. Quem pede novos estudos e novas análises só o faz porque procura argumentos para impedir a concretização da obra.
Uma vergonha! Mais uma machadada no desenvolvimento regional!
Aqueles que, no distrito, enchem a boca com frases em defesa da Área Metropolitana do Porto e de toda esta região, na Assembleia da República enterram as aspirações do povo.
A DORP do PCP repudia esta postura do PSD e do CDS e afirma o seu empenho em repor a justiça perante a região e a população da Trofa que há mais de uma década viu-se privada do comboio, com a promessa de que seria substituído pelo Metro.
Porto, 26 de Abril de 2012
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
Enganam a população da Trofa e desprezam a região No passado dia 20 de Abril, a Assembleia da República aprovou um Projecto de Resolução do PCP que recolocava a ligação do Metro à Trofa na 2ª fase do projecto, devolvendo-lhe a prioridade que nunca deveria ter deixado de ter. Esta proposta foi aprovada no dia em que a Assembleia da República discutiu uma petição popular, com mais de oito mil subscritores, que exigia a concretização desta obra e, perante mais de 150 trofenses que assistiram à discussão, os deputados do PSD e do CDS não tiveram coragem de votar contra esta proposta.
PCP apresenta Projecto de Resolução que recomenda o prolongamento da linha Verde do Metro, entre o ISMAI e a Trofa, integre a 2.ª fase da rede do Metro da Área Metropolitana do Porto.
Este Projecto será discutido na Assembleia da República na próxima sexta-feira, dia 20, juntamente com uma petição de cidadãos que exige a construção da linha de Metro até à Trofa.
PCP apresenta Projecto de Resolução que recomenda o prolongamento da linha Verde do Metro, entre o ISMAI e a Trofa, integre a 2.ª fase da rede do Metro da Área Metropolitana do Porto. Este Projecto será discutido na Assembleia da República na próxima sexta-feira, dia 20, juntamente com uma petição de cidadãos que exige a construção da linha de Metro até à Trofa. ver Projecto de Resolução
1.Ontem, o governo voltou a pedir o adiamento da eleição do conselho de administração de uma empresa pública da região. Desta vez foi da Metro do Porto cujo mandato terminou ainda durante o último governo PS, numa expressão de desrespeito e falta de atenção para com a região, que não são um problema apenas deste governo PSD/CDS.
2.Face a esta situação, que não afecta unicamente a Metro do Porto – afecta também a STCP, APDL, SRU e, ao que tudo indica, também afectará a Casa da Música – e dadas as obvias consequências nefastas que daí ocorrem para importantes empresas/instituições da região; a DORP do PCP manifesta o seu firme repúdio pelo comportamento do Governo e exige a resolução deste impasse, encontrando os elementos capazes de assumir as responsabilidades nas referidas empresas/instituições numa perspectiva de serviço público e em prol do desenvolvimento regional.
3.A DORP do PCP denuncia ainda o comportamento dos autarcas e dos responsáveis regionais do PS, PSD e CDS neste processo. Ao longo dos anos Rui Rio, Mário Almeida, Guilherme Pinto e outros autarcas e PS, PSD e CDS têm tido uma postura de submissão para com as imposições da administração central, submetendo os interesses da população, da região e do país à obediência partidária e aos interesses de afirmação pessoal, ensaiando apenas algum protesto quando o governo é protagonizado por um partido diferente do seu.
4.PS, PSD e CDS-PP e os seus dirigentes regionais não se preocupam com o continuado desinvestimento no distrito por parte dos sucessivos governos, com gravíssimas consequências sociais, mas com quem vai ser protagonista na dança das cadeiras de que são comprovados especialistas.
5.A DORP do PCP alerta ainda para a manobra em curso – protagonizada pelos autarcas e dirigentes regionais do PS, PSD e CDS – para esconder o que verdadeiramente está subjacente ao posicionamento do governo: privatização total destas empresas, pondo em causa o interesse das populações, o desenvolvimento regional e o combate às assimetrias. Mais do que os nomes, importam as políticas e a salvaguarda do património e dos serviços públicos da região.
Porto, 30 de Março de 2012
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
1.Ontem, o governo voltou a pedir o adiamento da eleição do conselho de administração de uma empresa pública da região. Desta vez foi da Metro do Porto cujo mandato terminou ainda durante o último governo PS, numa expressão de desrespeito e falta de atenção para com a região, que não são um problema apenas deste governo PSD/CDS.