O deputado do PCP na Assembleia da República eleito pelo distrito do Porto, Alfredo Maia, e o primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Penafiel, Bruno Sousa, e outros activistas da CDU visitaram hoje áreas afectadas pelos recentes incêndios florestais na Serra da Boneca.
A visita permitiu confirmar a subsistência de problemas estruturais nos espaços florestais, especialmente a falta de ordenamento e a prevalência da monocultura de eucalipto, nem como do ordenamento e gestão urbanísticos.


No dia 20 de Julho de 2022, mais de 10 anos após o inicio das operações, a empreitada de remoção de resíduos perigosos em S. Pedro da Cova foi dada como terminada pela CCDR-N.
O PCP considera que o País deve conhecer as suas riquezas, nas quais se inclui os seus recursos minerais, e deve avaliar, em cada caso, se a extração é benéfica ou prejudicial, considerando todos os impactos – positivos e negativos – para o desenvolvimento económico, para o interesse público, para o ambiente e para as populações. A avaliação a fazer deve ter como elemento central o interesse nacional e não a estratégia da UE que não se pode sobrepor, em momento algum, à defesa do ambiente e interesse das populações.
Os candidatos da CDU Diana Ferreira, Maria Olinda Moura, Fernando Sá e Bruno Ferreira estiveram esta manhã em São Pedro da Cova, numa visita ao local onde se encontram depositados os resíduos perigosos, no sentido de acompanhar a sua remoção. Uma luta que tem mais de 20 anos de reivindicação da população de São Pedro da Cova e que contou sempre com a solidariedade, a intervenção e a proposta da CDU, incluindo da Assembleia da República.


