Sobre a Greve Geral - saudação aos trabalhadores do concelho

A Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP saúda os trabalhadores pela participação na Greve Geral do passado dia 30 de Maio, salientando a coragem, a determinação e o empenho de muitos milhares de trabalhadores na luta pelos seus direitos e pela mudança de políticas.
A Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP destaca os elevados níveis de adesão em alguns locais de trabalho onde, apesar da precariedade laboral, da repressão e das ameaças de cortes indevidos nos salários, tiveram forças para participar nesta que foi a maior jornada de protesto contra as políticas do governo PS/Sócrates, apesar de termos conhecimento de que muitos outros trabalhadores chantageados e ameaçados pelas entidades patronais não participaram nesta greve apesar de estarem de acordo com ela e com os seus objecivos.

Destacam-se no concelho as adesões à greve na Conservatória do Registo Civil (100%), funcionários do Tribunal de Santo Tirso (apenas serviços mínimos num Juízo e 50% no outro), nos correios (cerca de 50%), na empresa de Transportes Linhares (65%), na Câmara Municipal de Santo Tirso com centenas de trabalhadores em greve e em várias empresas e locais de trabalho do sector público e privado.

Fruto das políticas seguidas pelos últimos governos, há hoje em Santo Tirso e no país uma situação social profundamente preocupante.
O aumento alarmante do desemprego, a deslocalização de empresas, a perda de poder de compra e os baixos salários praticados na região exigem que se continue com a luta pela mudança de políticas, contra a precariedade e a flexigurança que procurará liberalizar os despedimentos.

No próximo dia 5 de Julho realizar-se-á em Guimarães uma cimeira europeia que irá reunir todos os ministros do trabalho da União Europeia. Este será também um momento para que os trabalhadores façam ouvir a sua voz e o seu justo protesto, por novas políticas, por mais e melhor justiça social para quem trabalha!


Santo Tirso, 4 de Junho de 2007
A Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP

logo XIIAORP