Na sequência do famigerado Plano Estratégico de Transportes, preparado pelo Governo com o objectivo de destruir o sistema público de transportes, notícias hoje publicadas dão conta das propostas da Administração da STCP para a reestruturação do sistema de transportes. Tais propostas – que apontam para uma redução brutal do número de ligações e serviços - confirmam as intenções já denunciadas pelo PCP em degradar o serviço público prestado à população e, dessa forma, abrir caminho à privatização da STCP.
A nova proposta da Comissão Europeia sobre redes transeuropeias de transportes exclui a ligação ferroviária Porto-Vigo da rede base (a rede fundamental e que poderá ter financiamento prioritário). Trata-se de um importante revés para a região Norte, designadamente porque poderia constituir um importante factor de recuperação da crise profunda, económica e social, que cada vez mais se aprofunda.
A Comissão Europeia Publicou ontem uma nova proposta de redes transeuropeias de transportes que exclui a ligação ferroviária Porto-Vigo da rede base (a rede fundamental e que poderá ter financiamento prioritário).
Trata-se de um importante revés para toda esta região, designadamente porque poderia constituir um importante factor de recuperação da crise profunda, económica e social, que cada vez mais se aprofunda.
...e impedem o avanço de novas linhas Foi hoje a votação na Assembleia da República o Projecto de Resolução do PCP que defendia "Recomenda uma profunda alteração no financiamento da empresa Metro do Porto, SA que permita o relançamento faseado da 2.ª fase da rede do Sist. de Metro Ligeiro da Área Metrop. do Porto, incluindo a extensão da Linha Verde, entre o ISMAI (Maia) e a Trofa".
Com esta iniciativa, ficou provado que o ruinoso modelo de financiamento do Metro do Porto não é nenhuma fatalidade. Há soluções, é possivel a comparticipação de fundos comunitários para o desenvolvimento do projecto e para assegurar a ligação em ISMAI e a Trofa, há mais de uma década prometida e sucessivamente adiada.