Delegação do PCP reúne com Administração do Hospital Padre Américo

No passado dia 16 de Agosto por iniciativa  da Direcção da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP, realizou-se uma reunião entre uma delegação desse organismo e o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo, EPE, Dr. José Alberto Marques. O objectivo dessa reunião foi apurar se estão criadas as condições necessárias para que se possa garantir a realização da Interrupção Voluntária da Gravidez, nas condições e prazos legalmente estabelecidos.

Fomos informados que este estabelecimento hospitalar tem garantidos os recursos materiais e humanos, em articulação com a ARS Norte, necessários para o cumprimento da Lei.

Foi realçado pelo Presidente do Conselho de Administração, o facto do Hospital Padre Américo sempre se ter pautado pelo cumprimento escrupuloso desta Lei, nomeadamente tendo sido o primeiro Hospital do país a adquirir a pílula abortiva necessária à realização da IVG.

Deve ser salientado o facto de até ao momento se ter verificado uma procura reduzida da consulta prévia (consulta que dá início ao processo de interrupção voluntária da gravidez), tendo sido registadas desde o início do mês de Julho e até à data da reunião, 17 consultas.

Parece-nos que de momento estão criadas as condições para que as mulheres da região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, possam recorrer a IVG com segurança e que assim se dê um importante passo na erradicação do aborto clandestino.

A Direcção Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega irá continuar a acompanhar com interesse e empenhamento a concretização, no Hospital Padre Américo, da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, conquista social de indiscutível importância.

Penafiel, 17 de Agosto de 2007
A Direcção da Organização Sub-Regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP