Casa do Povo da Livração foi pequena para acomodar comício com Jerónimo de Sousa

No passado dia 21 de Julho realizou-se um comício na Casa do Povo da Livração, em Toutosa, Marco de Canaveses, com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português, que reuniu mais de 300 pessoas para escutar as intervenções comunistas sobre a difícil situação das populações da Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.
O comício foi realizado numa freguesia de maioria absoluta da CDU (Toutosa), tendo marcado presença, para além da presidente da junta de freguesia anfitriã, Isabel Baldaia, o presidente da outra freguesia CDU no interior do distrito do Porto, Álvaro Pinto, de Parada de Todeia, para além do responsável pela Direcção Regional do Porto Sérgio Teixeira.

Foi proferida uma intervenção da Direcção da Organização da Sub-Região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega que referiu os muitos e graves problemas que afligem esta região.

Para referir apenas alguns dos aspectos responsáveis pelo quadro social grave da região, damos como exemplos a elevada taxa de desemprego; o baixo poder de compra (menos 78 € que a média nacional); a crescente emigração para Espanha; o encerramento de serviços públicos como a Maternidade do Hospital São Gonçalo e muitas escolas; o encerramento de inúmeras empresas de calçado, têxteis e vestuário, tais como a firma Malhas Rimolã, que ainda recentemente foi declarada insolvente; e a luta dos trabalhadores das pedreiras para conseguir a antecipação da idade da reforma, dado que muitos morrem antes de atingir os 65 anos devido a doenças profissionais.

O Secretário-Geral do PCP, referiu na sua intervenção as especificidades da região que agravam ainda mais os problemas que se fazem sentir a nível nacional e que flagelam os trabalhadores, os reformados e os pequenos e médios empresários.

Referiu também que as políticas de direita do Governo PS/Sócrates têm agravado as injustiças existentes no nosso país e aumentado o fosso entre ricos e pobres; para além de terem dado origem a um clima de intimidação e perseguição, que visa manipular a comunicação social e silenciar o protesto daqueles que se opõem às suas políticas neoliberais e antidemocráticas.

Ficaram bem patentes nesta noite de comício os objectivos do Partido Comunista para a Região e para o País, tendo ficado reforçado o laço que une este partido à população, mercê da entusiástica adesão da população que, como foi referido anteriormente, encheu por completo a Casa do Povo da Livração

Penafiel, 24 de Julho de 2007
A Direcção da Organização Sub-Regional