O novo cartão do Partido

intervenção de Paulo Tavares, da DORP do PCP
paulotavaresCamaradas a entrega do novo cartão aos militantes do Partido, integrada na acção “Avante! Por um PCP mais forte já está a ser efectuada pelas Organizações, o novo cartão deverá ser acompanhado pelo programa e estatutos do Partido que ajudará a compreender a importância de cada um cumprir com os deveres fundamentais inerentes à sua qualidade de membro do Partido Comunista Português, em que se destacam a militância numa organização e o pagamento da quotização.

A entrega do novo cartão deve ser encarada pelos camaradas que integram as várias Organizações do partido como uma tarefa relevante na vida partidária e um momento importante para cada comunista. Assim, é de grande importância preparar, programar e organizar a entrega do cartão a cada militante, para que num prazo curto (até finais de Maio), todos os membros do Partido tenham acesso ao novo cartão, devendo as Organizações aproveitar cada uma das suas iniciativas, inclusive nas iniciativas de aniversário do PCP. Todos, deveremos ter presente que com a entrega do novo cartão se abre um conjunto de oportunidades para um maior reforço da militância de cada um dos membros do Partido, assim como a sua inserção partidária.

Uma das oportunidades é o poder actualizar os dados de cada um dos camaradas, todos sabemos, que a perda de um número de telefone, por vezes pode equivaler à perda de contacto de um camarada. Para evitar que estas situações aconteçam cada um dos novos cartões terá como suporte uma ficha preenchida, com elementos essenciais de cada um dos membros do Partido, para que no acto da entrega se verifique e actualize os dados com precisão: morada, telefone, endereço electrónico, profissão, empresa e local de trabalho.

Camaradas, o nosso Partido não tem, nem quer ter, apoios dos grupos financeiro e especulativos, apesar de dificuldades, o nosso Partido vive das receitas que derivam dos seus militantes e apoiantes, mas só o aumento da base de autofinanciamento dá garantias seguras que contribuem para a independência política e ideológica do PCP, o que é essencial à concretização do seu projecto. Daí a entrega do novo cartão abrir uma oportunidade para sensibilizar os camaradas a aumentar o valor da quota (tendo como elemento de referência 1% do rendimento mensal), e ainda estabelecer-se uma forma de pagamento regular da quotização (através de transferência bancária, ou pagamento por Multibanco).

Outro aspecto a ter em consideração na abordagem aos camaradas é a necessidade de os comunistas estarem bem informados, para melhor discutir e poderem informar os trabalhadores e o povo sobre a actividade do Partido, por isso torna-se como elemento fundamental a leitura do jornal Avante e a revista Militante, devendo para isso os camaradas tornarem-se seus assinantes.

Camaradas com a entrega do novo cartão temos ainda a oportunidade de apelar à participação de cada um dos camaradas na vida do partido à medida das suas possibilidades e disponibilidades, agarrando algumas tarefas, podem exercer a sua militância de várias formas: na elaboração de um documento, fazer parte de uma equipa de venda do Avante, no recebimento de quotas, contactar pessoas com quem possa falar e dar informação do partido, proceder à entrega de fichas de recrutamento de novos militantes, enfim um conjunto de aspectos que irão contribuir para a integração e participação dos camaradas e que se reflectirá com toda a certeza num maior reforço do nosso Partido.

Camaradas ao cumprir-mos esta missão estaremos a dar um contributo enorme para o aperfeiçoamento da nossa Organização e faremos jus ao lema do XVIII congresso Avante! Por um PCP mais forte.