Problemas vividos pelos estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Destinatário: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República
De uma recente reunião com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e da auscultação dos problemas vividos pelos estudantes desta faculdade resultam um conjunto de questões que merecem uma rápida resposta desse Ministério.
De entre os problemas relatados importa destacar:

- A existência de barreiras arquitectónicas que condicionam a mobilidade das pessoas com deficiência, nomeadamente motora, tais como portas muito pesadas e que abrem no sentido errado.

- A necessidade de alargar o horário de atendimento da secretaria.

- A necessidade de aquisição de uma plotter para a Faculdade.

- Os alunos que têm aulas no Pólo de Vairão estão confrontados com problemas nos transportes públicos, uma vez que estes não são os mais adequados, são mais caros e implicam um grande desperdício de tempo.

- Há cursos que não têm prosseguimento no Mestrado, tais como o curso de Engenharia Alimentar, o que obriga os estudantes, caso o queiram, a prosseguir os seus estudos no sector privado.

Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o seguinte:
1.º Que medidas tenciona este Ministério tomar para resolver os problemas acima identificados?

Palácio de São Bento, 14 de Julho de 2010
Deputado
Jorge Machado