Armando de Castro: um legado que perdura, por Jaime Toga

jaimetogaFaz este ano 100 anos que nasceu Armando de Castro. Economista, marxista, advogado, investigador, professor, resistente antifascista e comunista, Armando Castro deixou uma vasta obra publicada, com centenas de trabalhos nos domínios da História, Economia Teórica e Aplicada e Teoria do Conhecimento. Um dos grandes vultos da ciência e do pensamento económico em Portugal.

Intelectual de referência, foi um grande lutador antifascista, corajoso e sempre solidário, e militante comunista desde a década de 30 do século passado, destacando-se como um revolucionário coerente até à data da sua morte, em Junho de 1999, com 80 anos de idade. Homem da ciência e da cultura, cidadão exemplar, foi perseguido e censurado pelo fascismo, o que não impediu que em 1965 lhe fosse atribuído, pela Sociedade Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio Nacional de Ensaio. Afastado do ensino oficial durante mais de 30 anos, Armando de Castro recorreu ao exercício da advocacia para subsistir e prosseguir com os seus trabalhos de investigação.

ver artigo completo