Tópicos para a discussão no Partido sobre a 11ª Assembleia de Organização Regional do Porto do PCP

Aos militantes e organismos do Partido na
Organização Regional do Porto do PCP

A DORP do PCP, na sua reunião de 25 de Julho, aprovou a realização da 11ª Assembleia de Organização Regional do Porto para o próximo dia 6 de Dezembro, Auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto, sob o lema “Reforçar o Partido, unir e lutar – pelos valores de Abril no futuro de Portugal”.
A Assembleia é o momento mais importante da vida do Partido na região na qual, a partir das conclusões do XIX Congresso do PCP e da situação concreta do distrito, analisaremos o trabalho realizado e a realidade política, económica e social da região, mas também definiremos linhas de trabalho para a intervenção e reforço da nossa organização. Na Assembleia será ainda eleita a próxima Direcção Regional.
Com a marcação da marcação da 11ª Assembleia de Organização Regional do Porto do PCP, a DORP considera necessário o aprofundamento do debate e o envolvimento do colectivo partidário no processo preparatório, designadamente na análise à evolução da situação política, económica e social da região e, em particular, às consequências de 3 anos de pacto de agressão.
A partir desta análise, reflexão e discussão, deve-se partir para a definição das nossas propostas para a resolução dos problemas e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e do povo, no quadro da luta pela alternativa patriótica e de esquerda.
O lançamento desta discussão em toda a organização regional, a partir da aprovação em reunião da DORP destes “Tópicos para a discussão no Partido” não deve ignorar a necessidade de avaliar o trabalho realizado, a intervenção e o papel do Partido, as suas organizações e os seus militantes. Mas também considerar a necessidade de definição de linhas prioritárias para o reforço da organização e para a intervenção dos comunistas na região, enquadradas nos princípios e nas orientações gerais do Partido.
Assim, solicita-se aos militantes e organizações do Partido na ORP que, a partir dos tópicos indicados no verso, possam fazer chegar os seus contributos até 30 de Setembro. Os contributos podem ser expressos nas reuniões e plenários (através do preenchimento de acta própria) ou directamente enviados para a DORP para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Porto, 25 de Julho de 2014
A DORP do PCP

Tópicos para a discussão no Partido sobre a
11ª Assembleia de Organização Regional do Porto do PCP


1. O contexto nacional e internacional – impactos na região
     a. O desenvolvimento da política de direita (os PEC`s e o Pacto de Agressão) com o agravamento do empobrecimento e da exploração como face mais visível. Tentativa de perpetuação da ingerência externa.
     b. Consequências do contexto nacional e internacional no desenvolvimento da luta. Os grandes perigos e as grandes potencialidades.

2. Luta de massas
     a. Resistência e luta dos trabalhadores e das populações à política de direita e o seu papel na luta pela alternativa.
     b. O Movimento Sindical Unitário (MSU) e o seu papel enquanto principal movimento de massas da região.
     c. Papel do MSU na luta e o papel e a intervenção dos comunistas no MSU.
     d. Papel das populações, dos utentes, dos reformados e de outras camadas e sectores na resistência à política de direita.

3. Região e a luta pela alternativa
     a. As consequências de 3 anos de pacto de agressão na região: desemprego, pobreza, exclusão social…
     b. O ataque aos serviços públicos e as suas consequências quanto à capacidade do Estado assumir o seu papel constitucional na região, quanto ao agravamento das desigualdades e das injustiças.
     c. Agravamento das assimetrias e desigualdades entre concelhos e dentro dos concelhos.
     d. A destruição do aparelho produtivo na região e a necessidade de apoiar, valorizar e promover a produção nacional para combater o desemprego e as injustiças e dinamizar a economia nacional e regional.
     e. A política alternativa e as propostas para a região: propostas políticas indissociáveis de uma política patriótica e de esquerda que o país precisa.
     f. O papel da DORP na construção da alternativa política. O alargamento da frente social de luta pela rejeição da política de direita e de exigência de uma política patriótica e de esquerda. O trabalho unitário.

4. Intervenção institucional
     a. Os actos eleitorais que se realizaram (Legislativas 2011, Presidenciais 2012, Autárquicas 2013, Parlamento Europeu 2014). Leitura dos resultados e do crescimento eleitoral verificado. Potencialidades do reforço eleitoral.
     b. Intervenção institucional e ligação às massas.
     c. As próximas batalhas eleitorais: objectivos e medidas.

5. A DORP
     a. O papel da DORP na região e a resposta às tarefas mais gerais do Partido.
     b. Ligação às organizações e papel da DORP e seus organismos.

6. O Partido
     a. Elevação da militância e reforço do Partido. O recrutamento e a responsabilização de quadros. O funcionamento regular dos organismos.
     b. Criação e reforço de células. A intervenção nas empresas e locais de trabalho.
     c. Trabalho com intelectuais e outras camaradas da população.
     d. Reforço da situação financeira. A recolha de quotas, as contribuições e as iniciativas de fundos. Alargamento de camaradas com trabalho de fundos.
     e. A formação ideológica.
     f. O papel da imprensa do Partido.
     g. A Festa do Avante.

ficheiro para impressão