O anúncio da Fundação de Serralves de que “os residentes em Portugal terão entrada gratuita durante todo o dia nos primeiros domingos de cada mês, alargando a gratuitidade anterior, que só acontecia durante a manhã” não é um favor e não deixa de ser uma afronta. Apesar de reconhecer a insuficiência anterior e por muito que a Fundação procure listar o que “oferece”, esta mantém a indignidade de limitar o acesso gratuito a 9 horas por mês, quando é o Estado que garante a maioria do seu financiamento - ascendeu a 6,9 milhões de euros em 2025 - e que continua a ficar de fora da sua gestão.
Estas 6 horas são uma conquista porque resultam da luta que o PCP e a CDU ali levaram por diversas vezes – em períodos eleitorais e fora deles, no Serralves em Festa, na Festa de Outono, à porta no mês passado ou mesmo ao interior da Fundação, como na passada terça-feira em contacto com os seus trabalhadores.
Luta que não ficará por aqui e que não fizeram sozinhos. É também dos mais de 2 mil visitantes que a ela aderiram com assinaturas pelo alargamento desse acesso e pela gestão pública desta instituição. São 6 horas conquistadas pelas populações e é prova que vale a pena lutar!
Se no passado mês, em dia de BioBlitz, a entrada grátis ao longo de todo o dia não afastou a oportunidade para a CDU ali exigir alargar o acesso gratuito a todos os domingos e feriados, esta conquista só reforça a necessidade de continuar a lutar pelo que já acontece nos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais e pelo efectivo papel do Estado na sua gestão.
Demonstrando que a luta não fica por aqui, a CDU realizou hoje, dia 4 de Maio, uma acção de contacto com visitantes de Serralves e uma tribuna pública, em que participaram Alfredo Maia e outros candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, para divulgar a proposta pela gestão pública da fundação, integrada numa lógica de serviço público de cultura, que respeite e valorize trabalhadores, e pelo alargamento
da gratuitidade da entrada em Serralves a todos os domingos e feriados (das 10h às 19h).
O Sector Intelectual do Porto do PCP encontra-se disponível tanto para prestar qualquer esclarecimento, como para entrevista, através do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do contacto telefónico 917493035 (João Gonçalves).
CDU - Coligação Democrática Unitária